Celso Amorim critica movimentação de navios dos EUA na costa da Venezuela
Assessor do presidente Lula diz que Brasil rejeita qualquer intervenção externa no país vizinho Letícia Alves Letícia Alves
Por | Publicado em: 20/08/2025 16:42 | Fonte: Revista Oeste
O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou, nesta quarta-feira, 20, que acompanha com preocupação o deslocamento de navios de guerra dos Estados Unidos para a região do Caribe, próximo à Venezuela.
Segundo as agências Reuters e Associated Press, os EUA enviaram três destróieres da Marinha para o sul do Caribe, perto da costa venezuelana. Essa movimentação tem como objetivo o combate a organizações envolvidas no tráfico de drogas da América do Sul para os EUA.
O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a posição do Brasil é contrária a qualquer interferência em assuntos internos da Venezuela.
Celso Amorim: ‘Somos contra a intervenção externa’
Amorim comentou o assunto em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. “Somos sobretudo contra a intervenção externa”, disse. “Eu não posso esconder que vejo com preocupação o deslocamento de barcos americanos e a maneira de ver a questão.”
“Eu não posso esconder que eu vejo com preocupação o deslocamento de barcos norte-americanos”, disse. “Eu não vou fazer um julgamento político, mas eu acho que a não intervenção é fundamental. E nos preocupa a presença de barcos de guerra muito próximos da costa da Venezuela, e o risco, sobretudo, com as declarações de que pode ser a força total dentro dessa mistura do combate ao crime organizado, que deve ser combatido, mas com a cooperação dos países, mas não com intervenções unilaterais.”