O Aeroporto Internacional de Belém sofreu alagamentos depois de uma forte chuva na última sexta-feira, 15. A inundação aconteceu em meio à expectativa de a cidade receber mais de 50 mil pessoas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento vai ocorrer em novembro.
Segundo relatos de um funcionário do terminal ao portal Terra, a área de embarque doméstico foi atingida. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água descendo pela rampa do aeroporto. A Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela administração do terminal, confirmou que intervenções no telhado estavam em andamento durante o alagamento.
Providências imediatas e contexto da COP30
Em nota, a concessionária afirmou que “lamenta os transtornos”. Também informa que “adotou providências imediatas para a correção do ponto e a normalização da sala de embarque”.
As obras de modernização, inicialmente planejadas para maio de 2026, foram antecipadas para 2025 por causa de uma parceria entre a NOA e o Governo Federal. O objetivo é adaptar o aeroporto para o fluxo esperado durante a COP30. O investimento anunciado soma R$ 450 milhões, voltados à ampliação e renovação da infraestrutura.
Modernização e novas tecnologias no aeroporto
Entre as melhorias estão a implantação de portões de autoatendimento com reconhecimento biométrico. O objetivo é controlar a automação do controle migratório, conforme exigências dos órgãos reguladores.
As intervenções devem quase triplicar a área de embarque, passando de 1,5 mil m² para mais de 4 mil m². Além disso, haverá novos mezaninos, sistemas de climatização e alimentação.