Logo do Direita.org
Política

Malafaia é alvo de operação da Polícia Federal

Pastor ainda está proibido de deixar o Brasil

Por | Publicado em: 20/08/2025 20:03 | Fonte: Revista Oeste

Malafaia é alvo de operação da Polícia Federal
Silas Malafaia foi incluído em inquérito da PF | Foto: Reprodução/X

A Polícia Federal (PF) cumpriu, no começo da noite desta quarta-feira, 20, mandado de busca pessoal e de apreensão de celulares contra o pastor Silas Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Petição nº 14129, que apura tentativa de obstrução de Justiça relacionada à investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado.

Além da apreensão de aparelhos, Malafaia foi alvo de medidas cautelares. Entre as determinações impostas pelo STF estão a proibição de deixar o país e a proibição de manter contato com outros investigados. Essas restrições foram solicitadas pela PF, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O pastor, que é o líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, foi abordado por agentes federais assim que desembarcou de um voo proveniente de Lisboa. Depois da ação, ele foi conduzido para as dependências do aeroporto, onde prestou depoimento à PF.

Malafaia é citado em parecer da PGR

A medida ocorre em meio à tramitação da Ação Penal nº 2668, em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é réu sob acusação de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo parecer da PGR, a PF reuniu diálogos e publicações que sugerem a participação de Malafaia em atos de pressão e interferência na investigação.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que Malafaia “aparece como orientador e auxiliar das ações de coação e obstrução promovidas pelos investigados Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro“.

Gonet acrescentou que “impõe-se concluir que estão associados no propósito comum, bem como nas práticas dele resultante, de interferir ilicitamente no curso e no desenlace da Ação Penal n. 2668, em que o ex-presidente figura como réu”.

No começo do mês, em 3 de agosto, Malafaia discursou em ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, intitulado “Reaja Brasil”. O evento reuniu políticos de direita e teve como bandeiras “o fim da censura, a defesa da liberdade de expressão e o avanço do projeto anistia já”.

 

Voltar para as notícias