Alcolumbre pede paz em meio a pressão por impeachment de Moraes
Presidente do Senado critica clima de rivalidade eleitoral
Por | Publicado em: 20/08/2025 20:07 | Fonte: Revista Oeste

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pediu calma aos senadores da oposição nesta terça-feira, 19. O parlamentar recebe pressão para pautar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em discurso na abertura da sessão plenária, ele afirmou principalmente que é necessário “deixar as divergências eleitorais de lado” e defendeu que o Senado seja um espaço de diálogo, não de embates.
“Faço um chamamento à reflexão: muitas vezes o ódio e as agressões estão tomando o lugar do amor. Não estou me referindo à ideologia A ou B. Interessa termos um país dividido em constantes ofensas? As eleições se passaram e todos seguem em processo de rivalidade eleitoral. É bom divergir, mas também é bom buscar a paz”, disse Alcolumbre.
Alcolumbre: “Interessa termos um país dividido?”
Pouco antes da sessão, senadores da oposição ao governo Lula da Silva anexaram ao pedido de impeachment de Moraes um requerimento sobre as medidas impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES). O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), disse que a iniciativa visa abordar as “grandes injustiças” sofridas por Do Val, evitando assim a necessidade de um novo pedido.
“Temos que defender as prerrogativas parlamentares. Ele [Do Val] não é assassino, corrupto, estuprador ou pedófilo. Está sendo punido por crimes de opinião em fase de investigação. Isso não existe, não há acusação”.