Logo do Direita.org
Política

PF diz que Bolsonaro e advogado de Trump atuaram juntos contra Moraes

Relatório cita troca de mensagens e apoio a ações contra o ministro nos EUA

Por | Publicado em: 21/08/2025 14:56 | Fonte: Revista Oeste

PF diz que Bolsonaro e advogado de Trump atuaram juntos contra Moraes
Martin de Luca é advogado do Rumble | Foto: Revista Oeste

O relatório final da Polícia Federal (PF) acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e o advogado Martín de Luca de manterem contato frequente sobre ações judiciais e notas públicas. A investigação trata do ex-presidente e de seu filho Eduardo Bolsonaro por suposta tentativa de obstrução da Justiça.

De Luca representa a Trump Media Group, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma Rumble. Ele atua em processos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nos EUA. As ações questionam decisões do magistrado que envolvem as empresas.

 

As mensagens extraídas do celular de Bolsonaro mostram que ele recebia petições, orientações de comunicação e pedidos de entrevistas encaminhados por De Luca.

Print de conversa entre Jair Bolsonaro e Martin de Luca
Print de conversa entre Jair Bolsonaro e Martin de Luca | Foto: Divulgação/ PF

Ainda segundo o relatório, os dois atuavam em “convergência de interesses” para amplificar ataques direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF), na pessoa do ministro Alexandre de Moraes, de forma a atingir a jurisdição brasileira”.

PF descreve ‘convergência de interesses’ entre Bolsonaro e De Luca

No dia 13 de julho, Bolsonaro enviou a De Luca uma minuta de publicação em que elogiava carta de Trump a Lula sobre o tarifaço de 50% contra produtos brasileiros. Em áudio, pediu ao advogado revisão do texto.

De Luca respondeu que prepararia um resumo de “como pode melhorar a comunicação do tarifaço”. No dia seguinte, enviou ao ex-presidente uma petição da Trump Media e da Rumble contra Moraes, protocolada na Justiça norte-americana.

Em outra mensagem, Bolsonaro mencionou que a solução para o tarifaço seria “anistia/liberdade Jair Bolsonaro”. A PF encontrou cópia impressa do documento três dias depois na casa de Bolsonaro.

Envio de documentos de De Luca a Bolsonaro
Envio de documentos por De Luca a Bolsonaro | Foto: Divulgação/ PF

Advogado reage e acusa distorção

Em nota, De Luca disse que a PF tenta transformar “correspondências profissionais rotineiras” em prova de “subordinação estrangeira”. “Como advogado norte-americano, presto regularmente orientação jurídica e de comunicação”, afirmou. “Esse é o meu trabalho.”

Leia também: “Advogado do Rumble pressiona Senado por impeachment de Moraes”

Ele declarou que, pela lógica da PF, “qualquer político que recorra a advogado ou estrategista estaria conspirando contra a democracia”. Também acusou Moraes de liderar “uma incansável campanha de censura” e disse que seguirá atuando “de forma transparente e profissional, sem medo.”

Voltar para as notícias