Logo do Direita.org
Política

Lula nomeia ex-Globo para presidir estatal de comunicação

André Basbaum, que trabalhou no Jornal Nacional, assume vaga de Jean Lima na EBC

Por | Publicado em: 21/08/2025 18:00 | Fonte: Revista Oeste

Lula nomeia ex-Globo para presidir estatal de comunicação
André Basbaum, Lula da Silva e Sidônio Palmeira (Secom): mudança no comando da EBC | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira, 20, o decreto de nomeação do jornalista André Basbaum como novo presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). 

Com 25 anos de carreira, Basbaum exerceu funções de liderança nas principais emissoras de TV do país. Foi editor de economia do Jornal Nacional, da Rede Globo; editor especial do Jornal da Record; editor-chefe do SBT Brasil; e diretor de jornalismo na Band. Antes da nomeação, ocupava o cargo de diretor de integração de jornalismo da TV Record.

Lula foi quem criou a estatal

Basbaum substitui Jean Lima, que esteve na presidência da EBC por um ano e dez meses. Em agosto deste ano, Lima pediu demissão do cargo em razão principalmente de divergências internas. Em comunicado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou sobretudo que a empresa consolidou a audiência da TV Brasil em quinto lugar no ranking nacional, assim como expandiu a Rede Nacional de Comunicação Pública para todas as capitais.

 

Ao comentar a nomeação, o novo presidente disse que o seu objetivo será promover a integração da empresa. “Minha missão é unir a empresa, mantendo os avanços que ocorreram e ajustando o que for necessário”. Basbaum acrescentou da mesma forma que pretende fortalecer a comunicação pública e assim garantir eficiência na comunicação governamental.

Empresa consome meio bilhão de reais por ano

A EBC é uma estatal federal criada em 2008, sob o segundo mandato do governo Lula. Seu objetivo é operar o sistema público de radiodifusão, abrangendo televisão, rádio, internet e agências de notícias. Ela gerencia principalmente a TV Brasil, a Agência Brasil e diversas emissoras de rádios públicas. Conta com aproximadamente 1,8 mil funcionários e consome anualmente cerca de R$ 500 milhões. 

Voltar para as notícias