Relator da CPMI do INSS adia decisão de convocar irmão de Lula
Alfredo Gaspar vê com cautela a oitiva do sindicalista Frei Chico
Por | Publicado em: 26/08/2025 19:17:58 | Fonte: Revista Oeste

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI que investigará fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirmou em entrevista que ainda não é o momento adequado para decidir sobre a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O sindicalista é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindinapi).
“Acho muito interessante que todas as pessoas que sejam de interesse à investigação possam prestar depoimento, mas não acho que é o momento adequado de antecipar essas convocações”, declarou Gaspar ao portal Metrópoles nesta segunda-feira, 25. Segundo ele, a prioridade inicial será ouvir ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do INSS, de diferentes governos, para obter um panorama histórico.
O parlamentar destacou que o plano de trabalho da comissão está dividido em seis eixos, do levantamento do modus operandi das organizações criminosas até a formulação de mecanismos de prevenção legislativa. Entre as etapas centrais, mencionou o rastreamento dos recursos desviados. “O aposentado está passando fome em casa com sacrifício, mas tem alguém que botou o dinheiro no bolso, morando numa cobertura luxuosa, com aeronaves, com barcos, com propriedade no exterior”, disse. “Temos que percorrer o caminho desse dinheiro.”
Ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, Gaspar afirmou que sua atuação será pautada pela técnica. “A investigação, para ser séria e respeitada, não pode ter lado nem escolhas partidárias, temos que ir em cima dos fatos e das provas”, declarou. Perguntado sobre críticas de parlamentares do PT que alegam falta de isenção, ele respondeu: “Muitas vezes as pessoas se olham no espelho e acusam os outros, tenho uma história de combate ao crime e nunca olhei cor partidária”.