Logo do Direita.org
Política

Governador do DF e vice recusam convite para 7 de Setembro com Lula

Aliados de Bolsonaro, Ibaneis Rocha e Celina Leão têm planos políticos para 2026

Por | Publicado em: 31/08/2025 11:54:41 | Fonte: Revista Oeste

Governador do DF e vice recusam convite para 7 de Setembro com Lula
O governador do DF, Ibaneis Rocha, e sua vice, Celina Leão | Foto: George Gianni/VGDF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e sua vice, Celina Leão (PP), decidiram não participar da cerimônia de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A tradicional cerimônia cívico-militar, neste ano, marca os preparativos para as eleições de 2026.

Conforme apuração da revista Veja, Ibaneis Rocha planeja viajar justamente no dia em que o Brasil completa 203 anos de Independência. Já Celina Leão, que assumirá o governo interinamente, vai permanecer no centro de inteligência, acompanhando o esquema de segurança do evento, sem comparecer ao lado de Lula.

Alexandre de Moraes, Lula e Luís Roberto Barroso no Desfile de 7 de Setembro – Brasília – 07/09/2024 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Nas celebrações de 2023 e 2024, Ibaneis esteve presente nas solenidades, inclusive próximo ao presidente. A assessoria de imprensa não respondeu ao questionamento da revista sobre o motivo da viagem do governador neste ano e o destino escolhido.

Aliados de Bolsonaro, Ibaneis e Celina têm planos políticos para 2026. O governador mira uma vaga no Senado, com a possível candidatura de Michelle Bolsonaro à outra cadeira. Já Celina busca apoio da família Bolsonaro para concorrer ao governo do DF em 2027.

Lula tem narrativa pronta para 7 de Setembro deste ano

A um ano das eleições, o evento deste ano deve ser usado como palanque político para Lula defender a narrativa de soberania nacional, em resposta ao recente aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. Na mesma semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro encara a fase final do julgamento por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Voltar para as notícias