Zucco diz que Vaza Toga é uma realidade com provas concretas
Para deputado, processo no STF é irregular, e oposição deve pressionar o relator do caso, ministro André Mendonça
Por | Publicado em: 02/09/2025 18:25:43 | Fonte: Revista Oeste

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) defendeu, em vídeo publicado em seu perfil no Twitter/X, nesta terça-feira, 2, a ideia de que a oposição organize uma coletiva de imprensa. Além disso, encaminhe uma peça jurídica ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça é relator de ações que investigam principalmente os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.
Conforme Zucco, o objetivo seria suspender o julgamento em curso. A Corte analisa a responsabilidade de manifestantes e organizadores das invasões e depredações das sedes dos Três Poderes. A interrupção do processo também poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado por suposta participação na trama golpista.
Zucco: “Há provas para barrar o julgamento”
Na gravação, Zucco afirma que há provas de irregularidades capazes de barrar a continuidade do julgamento. O deputado mencionou a existência de um “modus operandi de um gabinete paralelo”. Ele citou a chamada “Vaza Toga” como evidência de práticas que, na sua opinião, fragilizam a legalidade do processo.
“Isto é gravíssimo. Nós temos essa ferramenta. O ministro André Mendonça com certeza irá receber essa peça jurídica, porque essas comprovações hoje fazem com que esse julgamento pare”.
Durante sessão da Comissão de Segurança Pública no Congresso Nacional, Zucco propôs que senadores e deputados aliados promovam uma entrevista coletiva de imprensa e formalizem a entrega de um documento ao ministro do STF. Segundo ele, a iniciativa serviria para “mostrar para o Brasil e para o mundo as provas materializadas” das denúncias contra o julgamento.