Logo do Direita.org
Mundo

Beato italiano Carlo Acutis é canonizado em Roma neste domingo

Nascido em 1991, ele se torna o primeiro santo millennial

Por | Publicado em: 07/09/2025 00:19:03 | Fonte: Revista Oeste

Beato italiano Carlo Acutis é canonizado em Roma neste domingo
Carlos Acutis foi beatificado em 2020 | Foto: Reprodução/Ansa

O Vaticano realiza neste domingo, 7, às 5h da manhã (horário de Brasília) a canonização de Carlo Acutis, jovem italiano que morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Ele será proclamado santo durante celebração eucarística na Praça de São Pedro, presidida pelo papa Leão XIV. Na mesma cerimônia também será canonizado Pier Giorgio Frassati, falecido em 1925.

Acutis se torna o primeiro santo da geração millennial, denominação usada para pessoas nascidas entre o começo dos anos 1980 e meados da década de 1990. O processo de canonização só foi autorizado depois de dois milagres atribuídos ao jovem: a cura de uma criança brasileira em 2010, reconhecida oficialmente em 2020, e a recuperação de uma jovem da Costa Rica em 2024.

Em Campo Grande (MS), a chamada Capela do Milagre, onde ocorreu a primeira graça reconhecida, reúne fiéis em programação especial. O arcebispo local, dom Dimas Lara Barbosa, afirmou que Acutis “tem tudo a ver com o Brasil”, pois sua “canonização é dia 7 de setembro e o dia da memória, 12 de outubro, é dia de nossa Padroeira”.

Padre foi responsável por divulgar a devoção no Brasil

A trajetória que culminou na canonização de Acutis também passa por Campo Grande e pelo trabalho do padre Marcelo Tenório. Foi ele quem, em 2011, recebeu um artigo sobre o jovem e decidiu divulgar sua história no Brasil. O sacerdote contou que, ao ler uma frase atribuída a ele — “A eucaristia é a minha autoestrada para o céu” —, estabeleceu uma conexão espiritual.

Depois de contatar a mãe de Acutis, Antonia Salzano, Tenório criou um blog e começou a traduzir materiais enviados da Itália, além de distribuir panfletos em sua paróquia. “Se pegar de 2012 em diante, nos arquivos do Google, só vai encontrar coisas que publicamos, porque não havia fotos do Carlo”, relatou em entrevista à imprensa. “Todos os arquivos e postagens do Carlo partiram de nós.”

Em 2013, Tenório visitou a casa da família Acutis, em Assis, onde conheceu o quarto do jovem e recebeu de presente um pedaço de camisa entregue pela mãe, Antonia Salzano. O tecido se transformou em relíquia e foi levado para Campo Grande.

Naquele mesmo ano, em 12 de outubro, o menino Matheus Vianna, então com três anos e diagnosticado com uma rara anomalia no pâncreas, tocou nessa peça e apresentou recuperação imediata, sem explicação médica. O caso foi examinado pela Santa Sé e reconhecido oficialmente em 2020 como milagre atribuído à intercessão de Acutis. Hoje, Matheus tem 18 anos.

Desde então, a Capela Nossa Senhora Aparecida passou a ser chamada de Capela do Milagre. No local, sob a guarda de Tenório, estão preservadas outras relíquias enviadas pela família, como fios de cabelo, parte do coração e um pulôver azul usado por Acutis.

Na última semana, a Arquidiocese de Campo Grande recebeu novamente esse pulôver, peça escolhida para marcar a abertura da Semana da Canonização, que reuniu mais de mil fiéis. Segundo dom Dimas Lara Barbosa, a capela será transformada em santuário em homenagem ao novo santo.

Outro milagre reconhecido pela Igreja ocorreu em 2024, quando uma jovem da Costa Rica se recuperou de um grave acidente de bicicleta em Florença, na Itália. O caso foi validado pelo papa Francisco em maio do mesmo ano.

Vida e legado de Carlo Acutis

Acutis nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991, mas viveu a maior parte da vida em Milão. Desde cedo, demonstrava devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora. Frequentava diariamente a missa, rezava o rosário e ajudava pessoas humildes.

Com interesse em informática, criou sites para sua paróquia, para a escola e lançou um portal dedicado a catalogar milagres eucarísticos e aparições marianas aprovadas pela Igreja. O projeto foi publicado poucos dias antes de sua morte. Por esse trabalho, passou a ser chamado de “influenciador de Deus” e, posteriormente, reconhecido como “padroeiro da internet”.

Seu corpo foi trasladado em 2007 para Assis, onde permanece em exposição junto a relíquias. O funeral, realizado em 2006, surpreendeu os pais pela presença de muitas pessoas humildes que o adolescente ajudava em vida.

Programações no Brasil

Em São Paulo, a Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis, localizada no campus da Ítalo, em Santo Amaro, foi a primeira no mundo dedicada ao jovem. Criada em 2023, a igreja promoveu uma série de atividades desde 2 de setembro: missas, festas de inspiração italiana, shows de bandas católicas e a exibição de Carlo Acutis, o Filme. A produção conta com depoimentos de Rajesh Mohur, ex-mordomo da família Acutis, que se converteu depois de conviver com o jovem.

No domingo, depois da transmissão da cerimônia do Vaticano, a paróquia celebrará missa solene presidida por dom José Negri, bispo da diocese de Santo Amaro. O templo passará a se chamar Paróquia São Carlo Acutis.

Com a canonização deste domingo, Acutis passa a integrar oficialmente o calendário litúrgico da Igreja Católica. Sua memória será celebrada em 12 de outubro, dia também dedicado à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Voltar para as notícias