Logo do Direita.org
Mundo

Brasil conquista ouro histórico no Mundial de Taekwondo na China

Henrique Marques supera dramas pessoais e leva o país ao topo do pódio em Wuxi

Por | Publicado em: 28/10/2025 09:08:21 | Fonte: Revista Oeste

Brasil conquista ouro histórico no Mundial de Taekwondo na China
A vitória consagra uma trajetória marcada por superações | Foto: Reprodução/Redes sociais

O taekwondo brasileiro vive um momento inédito. Nesta segunda-feira, 27, Henrique Marques conquistou a primeira medalha de ouro do país entre os homens no Campeonato Mundial da modalidade. A façanha ocorreu em na cidade de Wuxi, no leste da China.  

Henrique, de 21 anos, derrotou o chinês Qizhang Xiang na decisão da categoria de até 80 quilos. Atual quinto do ranking mundial, ele também passou por adversários de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia — esta última representada por atleta neutro por causa da guerra na Ucrânia.

“Muito feliz com essa conquista e com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida”, disse Henrique ao SportTV. “Saímos campeões aqui, e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo, e, se Deus quiser, lá em Los Angeles 2028 vamos ser campeões também.”

A vitória consagra uma trajetória marcada por superações. Em 2023, o jovem fluminense quase abandonou o esporte depois de descobrir uma arritmia cardíaca e passar por cirurgia.

No ano seguinte, perdeu o pai, Ari Fernandes. Henrique iniciou no taekwondo em um projeto social no bairro de Porto de Caixas, em Itaboraí (RJ), onde nasceu. Nos Jogos Olímpicos de Paris, ele chegou às quartas de final.

Brasileiras mantêm ritmo em Wuxi, e país segue na disputa por pódios

Outras brasileiras também entraram em ação nesta segunda. Júlia Nazário venceu sua estreia, mas caiu na segunda luta. A catarinense superou Madina Shoniyozova, do Uzbequistão, antes de ser eliminada pela bósnia Dzejla Makas. Já Raiany Fidelis, de Minas Gerais, bateu a catari Noor Nazar Mohammed, mas foi derrotada pela espanhola Tania Etcheverria na sequência.

A campanha brasileira em Wuxi já havia ganhado destaque na última sexta-feira, 24. Maria Clara Pacheco foi campeã na categoria de até 57 quilos, repetindo o feito de Natália Falavigna, que conquistou o primeiro ouro do país em Mundiais, em 2005.

Nesta terça-feira, 28, o Brasil volta ao tatame com dois nomes fortes na disputa por medalhas. João Victor Souza Diniz, de Santa Catarina, compete na categoria de até 68 quilos. Já Milena Titoneli, de São Paulo, busca repetir o pódio de 2019, quando conquistou o bronze em Manchester, na Inglaterra.

Voltar para as notícias