Logo do Direita.org
Política

Nikolas quer que Fachin decida sobre saúde de Bolsonaro

Deputado critica análise de Alexandre de Moraes e solicita ao presidente do STF monitoramento rigoroso do estado do ex-presidente

Por | Publicado em: 07/01/2026 10:36:31 | Fonte: Revista Oeste

Nikolas quer que Fachin decida sobre saúde de Bolsonaro
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Depois da queda do ex-presidente Jair Bolsonaro da cama enquanto dormia, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) solicitou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que acompanhe de perto os desdobramentos médicos do caso. A iniciativa ocorre em meio a críticas ao ministro Alexandre de Moraes, responsável por decisões relacionadas à saúde do ex-presidente.

Nesta terça-feira, 6, Bolsonaro sofreu um traumatismo cranioencefálico leve e um corte na bochecha durante o incidente na cela da Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado. A equipe médica da PF avaliou que não havia necessidade de transferi-lo para um hospital, contrariando pedido da defesa.

O presidente do STF, Edson Fachin, em missão de agenda com pautas do plano Pena Justa — Bauru (SP), 31/10/2025 | Foto: Divulgação/CNJ

Conflito sobre atendimento médico, e crítica de Nikolas

Apesar do parecer médico, advogados de Bolsonaro insistiram na transferência, sob a alegação de necessidade de investigação detalhada. Alexandre de Moraes recusou o pedido e justificou que a avaliação da equipe da PF era suficiente. O juiz também determinou que a defesa especifique os exames que poderiam ocorrer no sistema penitenciário.

Insatisfeito, Nikolas Ferreira manifestou preocupação com a conduta do STF no caso. “Diante de uma situação assim, quando o Estado detém a custódia, o que se espera é cautela máxima e decisões rápidas, guiadas exclusivamente por critérios médicos”, escreveu o deputado, no X.

Com a negativa, Nikolas afirmou ter oficializado o pedido para que Fachin acompanhe as decisões médicas referentes a Bolsonaro. “Oficiei o Presidente do STF para que acompanhe de perto as decisões relativas ao atendimento médico de Bolsonaro enquanto estiver sob custódia do Estado”, declarou.

Desde a condenação definitiva em novembro do ano passado, Bolsonaro permanece em cela da PF, sob acompanhamento médico. Moraes já negou ao menos três pedidos de prisão domiciliar. Recentemente, o ex-presidente chegou a ser internado no hospital DF Star, em Brasília, para cirurgias, mas retornou à prisão depois dos procedimentos.

Voltar para as notícias