Logo do Direita.org
Política

DF intensifica segurança na Praça dos Três Poderes para manifestação

Esquema desta quinta-feira, 8, mobiliza diferentes órgãos locais e nacionais, com monitoramento ampliado desde a madrugada

Por | Publicado em: 08/01/2026 09:34:26 | Fonte: Revista Oeste

DF intensifica segurança na Praça dos Três Poderes para manifestação
Vista aérea da Praça dos Três Poderes, em Brasília | Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

Para garantir a ordem durante as manifestações pelos três anos do 8 de janeiro, marcadas para esta quinta-feira, 8, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, autoridades do Distrito Federal (DF) adotaram medidas especiais de segurança. O esquema mobiliza diferentes órgãos locais e nacionais, com monitoramento intensificado desde esta madrugada.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) lidera a operação. Ela envolve ações preventivas, reforço no policiamento e troca de informações entre as equipes. Segundo a SSP/DF, a meta é assegurar a tranquilidade do público durante todo o evento, com comandos e controle instalados no local pela Polícia Militar do DF (PMDF).

Vista da Praça dos Três Poderes, em frente ao STF – Arquivo | Foto: Wilton Junior/Estadão Conte

Bloqueios e acesso restrito marcam ações de segurança no DF

Entre as estratégias, estão previstos bloqueios viários, revistas em mochilas e abordagens, sempre baseados em avaliação de risco. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito a pessoas previamente credenciadas. Por isso, aconselha-se a chegar cedo para evitar contratempos.

O isolamento da Esplanada dos Ministérios começou por volta de 0h desta quinta-feira, 8, e permanece até o fim das manifestações, sob responsabilidade da PMDF. Todo o centro de Brasília recebe vigilância do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP-DF), em colaboração com outras forças de segurança.

As equipes seguem em estado de prontidão para agir rapidamente diante de qualquer ocorrência. Conforme informou a SSP/DF, o órgão vai monitorar a situação ao longo do dia e, caso haja necessidade, vai divulgar novas informações à sociedade.

Voltar para as notícias