Trump confirma conversa Petro em meio à tensão entre EUA e Colômbia
Contato ocorreu em contexto de acusações mútuas e agravamento do clima bilateral, especialmente depois da prisão de Maduro
Por | Publicado em: 08/01/2026 09:39:25 | Fonte: Revista Oeste
Depois de semanas de tensão diplomática entre os países, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ter conversado por telefone com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O contato ocorreu em meio a acusações mútuas e agravamento do clima bilateral, especialmente depois da prisão do ditador da Venezuela Nicolás Maduro.
Trump utilizou a Truth Social para relatar o teor da conversa. Na noite desta quarta-feira, 7, ele escreveu que “foi uma grande honra conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro”. “Ele telefonou para explicar a situação das drogas e outras divergências”, afirmou Trump.
Expectativa de encontro entre Trump e Petro
O presidente norte-americano elogiou o tom da ligação e manifestou expectativa por um encontro presencial. Segundo Trump, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, está coordenando uma reunião entre os dois líderes e o chanceler da Colômbia, cuja realização deve ocorrer na Casa Branca, em Washington, D.C. embora ainda sem data definida.
Nos últimos meses, Trump tem acusado Petro de envolvimento com o tráfico de drogas. O norte-americano alega que o colombiano “está produzindo cocaína e depois enviando para os EUA”. Depois da prisão de Maduro, Trump alertou que Petro precisa “ficar esperto”, sugerindo a possibilidade de uma ação militar também contra ele.
Reação colombiana e sanções dos EUA
Gustavo Petro negou as acusações, reagiu convocando protestos nacionais e chegou a conclamar os colombianos a “tomarem o poder” caso o país seja alvo de ataque. O governo local enviou uma nota de protesto aos Estados Unidos em resposta às declarações.
Em setembro do ano passado, o Departamento de Estado dos EUA revogou o passaporte de Petro. No mês seguinte, o Departamento do Tesouro norte-americano impôs sanções ao presidente colombiano, a sua mulher dele e ao filho, ampliando o desgaste entre os dois governos.